Transparência
ICDF inaugura novos leitos de UTI

ICDF inaugura novos leitos de UTI

Na manhã desta terça-feira, 10, o Instituto de Cardiologia do Distrito Federal – ICDF inaugurou a sua  nova Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Estiveram presentes na solenidade de inauguração a Dra Arilene Luis, representando o  Secretário de Saúde do DF, Osnei Okumoto; o Superintendente Executivo do ICDF,  General Manoel Luiz Narvaz Pafiadache; o Secretário Executivo da Vice-Presidência da Câmara Legislativa do DF, Dr. Haendel Silva Fonseca,  representando o Deputado Rodrigo Delmasso; e o Dr. Ramiro Nóbrega Sant’ana, Coordenador do Núcleo de Saúde da Defensoria Pública, entre outras autoridades.

A nova Unidade de Terapia Intensiva do ICDF conta com onze leitos, prontos para receber, principalmente, os pacientes pré ou pós-cirúrgicos, sendo dois deles com capacidade de isolamento. Todos possuem monitorização central, respiradores, adultos, pediátricos e neonatais, pontos para a realização de hemodiálise, e demais equipamentos necessários a uma UTI de alta complexidade em cardiologia e transplantes.

Com os novos leitos, o Instituto pretende aumentar sua capacidade de cirurgia adulta ou pediátrica, conforme necessidade ou demanda da sociedade, aguardando, somente, contratos com a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) para a aquisição de insumos e contratação de pessoal.

“Essa entrega de hoje é fruto de um trabalho coletivo daqueles que acreditam e não medem esforços na construção de um modelo sustentável de excelência em saúde. Com certeza, criamos condições melhores para atender quem mais precisa da gente: o paciente que está precisando de uma cirurgia de alta complexidade. Queremos que esses leitos sejam logo utilizados e que continuemos salvando muitas vidas”, disse o Superintendente do ICDF.

A médica Arilene Luis, assessora especial que representou o Secretário de Saúde, Osnei Okumoto, na inauguração dos novos leitos, em suas palavras, na solenidade,  ressaltou o trabalho de referência em cardiologia e transplantes desenvolvido no ICDF e disse que o objetivo da Secretaria de Saúde é melhorar a assistência à população, reduzir filas e diminuir o número de ações ajuizadas na justiça.

“A Secretaria de Saúde apoia a linha de cuidados com o doente cardíaco. A prova disso é esta parceria com o ICDF. Estes novos leitos possibilitarão mais cirurgias cardíacas adultas e pediátricas, o que resulta na diminuição de mortalidade por conta destes problemas, além de atender demandas reprimidas”, explicou a médica.

Criado em 2002 para atender a uma demanda, não apenas do Distrito Federal, mas de todo o País, o Instituto é, hoje, um centro especializado e referência em serviços de alta complexidade na área de cardiologia. 

No que diz respeito a transplantes, é o único centro multitransplantador na região centro-oeste, tendo realizado mais de 1800 cirurgias, entre transplantes de coração, fígado, rim, córnea e medula óssea. Em sua estrutura, o ICDF possui 28 leitos  e, com mais os 11 inaugurados, esse número sobe para 39.

Também prestigiaram o evento o Superintendente Geral da Fundação Universitária de Cardiologia – FUC, Dr. Rogério Pires, o Superintendente Adjunto do ICDF, General Gislei Moraes de Oliveira,  o Diretor Médico do ICDF, Dr. André Luis Watanabe, além da Diretoria do Instituto e de membros do corpo clínico e técnico.

Compartilhe