Transparência
Transplante renal intervivos: sobrinha doa rim para tia no ICDF

Transplante renal intervivos: sobrinha doa rim para tia no ICDF

O Instituto de Cardiologia do Distrito Federal realizou na última sexta-feira, 30, o décimo transplante renal intervivos de 2021. A receptora, Rosita Barbosa de Brito Rodrigues, de 53 anos, recebeu da sobrinha, Zenaide Severino Barbosa, de 41 anos, um dos rins, transplantado pela nefrologista e coordenadora do programa de  transplante renal do ICDF, Helen Siqueira.

O transplante renal é considerado a melhor alternativa de tratamento para o paciente portador de Doença Renal Crônica em estágio avançado, que necessita de terapia dialítica, por garantir a melhor sobrevida e qualidade de vida. Como o ser humano é capaz de viver bem com apenas um dos rins, a doação de intervivos tornou-se mais habitual e uma opção dada aos familiares para evitar a espera prolongada por um transplante de rim.

“Tia e sobrinha passam muito bem. Quando se trata de transplante intervivos, contamos com uma maior sobrevida do enxerto renal, por contar com melhor compatibilidade entre os familiares e o paciente. Mas como a maioria dos renais crônicos em fila não tem doador vivo, é essencial a doação de órgãos de pessoas falecidas para que possamos contemplar esses pacientes em fila de espera”, disse a médica, ressaltando a importância da doação.

A insuficiência renal crônica é uma das principais doenças crônico-degenerativas da atualidade  e, hoje, só no DF, mais de quatrocentos pacientes aguardam na lista de espera por um transplante de rim.

Neste ano, foram realizados, no ICDF, 26 transplantes renais, sendo dez deles, intervivos. No Distrito Federal, conforme dados da Central de Transplantes, já foram realizados 52 transplantes renais, de janeiro até julho.

O ICDF é um centro habilitado e autorizado pelo Ministério da Saúde (MS) para realizar o transplante com doadores vivos ou falecidos, obedecendo a todos os critérios do Sistema Nacional de Transplantes (SNT). A Instituição iniciou o programa de transplante renal em agosto de 2013 e, desde então, já realizou 299 transplantes - com rins de doadores vivos e falecidos, sendo referência em adultos e pediátricos (12 a 18 anos).

Compartilhe