Transparência
ICDF APOIA O DIA DA CARDIOPATIA CONGÊNITA

ICDF APOIA O DIA DA CARDIOPATIA CONGÊNITA

O Dia Nacional de Conscientização da Cardiopatia Congênita é lembrado em 12 de junho. Criada com objetivo de reforçar a importância do diagnóstico precoce e os desafios do acesso integral à saúde aos portadores de cardiopatias, a data é motivo de comemoração para o Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (ICDF).

Referência em cardiologia pediátrica há quase duas décadas, o ICDF faz, por ano, cerca de 220 cirurgias, 3000 consultas ambulatoriais de cardiologia pediátrica, 140 cateterismos cardíacos pediátricos e tem, hoje, a única UTI exclusiva para cardiopediatria no Distrito Federal, com dez leitos e ampliação prevista para mais seis leitos.

De acordo com o Dr. Jorge Yussef Afiune, cardiologista, coordenador da Unidade de Cardiopediatria do ICDF, o grande desafio nesta data é ampliar o atendimento às crianças portadoras de cardiopatias, levando mais qualidade de vida e acolhimento à população da região.

A cardiopatia congênita é uma anormalidade que está presente no desenvolvimento do feto e é a terceira maior causa de óbitos em recém-nascidos com menos de um mês de vida. Oito crianças, em cada mil nascidos vivos, são acometidos por ela.

Todos os anos, cerca de 130 milhões de crianças nascem no mundo com algum tipo de cardiopatia congênita. Só no Brasil, são mais de 21.000 bebês que precisam de algum tipo de intervenção cirúrgica para sobreviver. Desses, por volta de 6% morrem antes de completar um ano. Por isso, fazer o acompanhamento de pré-natal é fundamental para prevenir o problema.

Sua causa inclui vários fatores, que vão desde os ambientais, genéticos, uso de medicamentos e drogas, até doenças maternas, como o diabetes e o lúpus, e infecções, como a rubéola e a sífilis, que podem agir no momento de formação do coração fetal e ocorre nas primeiras oito semanas de gravidez.

Mas, nesta data escolhida para a conscientização da doença, o mais importante é focar na mobilização de toda sociedade para a questão que ainda exige muita atenção. Além disso, é incentivar o diagnóstico precoce que pode, efetivamente, assegurar o tratamento mais adequado e salvar muitas vidas.

“A melhora do cuidado da criança cardiopata impacta diretamente na diminuição da mortalidade infantil. Nós do ICDF, neste Dia Nacional de Conscientização da Cardiopatia Congênita, nos unimos nesse desafio de alertar toda a sociedade para importância do diagnóstico precoce e para o tratamento especializado”, completou o médico.

Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação - ICDF
imprensa@icdf.org.br
61. 3403-5496

Compartilhe