Transparência
MINISTRA DAMARES VISITA ICDF

MINISTRA DAMARES VISITA ICDF

Brasília (DF), 18/06/2021 – Nesta sexta-feira, 18, o Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (ICDF) recebeu a visita da Ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves. A titular do MMFDH conheceu de perto o trabalho desenvolvido na Instituição, que atende pacientes com doenças cardiovasculares, com indicação para transplantes de órgãos e crianças cardiopatas.

“Vim conhecer o Instituto de Cardiologia do Distrito Federal e a história de quantas vidas foram salvas aqui. Um Instituto com transplante, que cuida da criança, da mãe, do idoso, da família. Que extraordinário o trabalho dessa instituição”, disse Damares.

Na oportunidade, o General  Manoel Luiz Narvaz Pafiadache, que assumiu a superintendência da ICDF há pouco mais de uma semana, falou sobre a nova gestão, que será pautada na transparência, na credibilidade, na inovação e na sustentabilidade financeira.

“Temos objetivos e grandes desafios. Agradeço demais a presença da Ministra Damares. O que se faz aqui é um tema extremamente ligado às suas intenções e queremos continuar avançando nisso”, reforçou o General, recordando, ainda, a missão maior do ICDF, que é salvar vidas. Assim, pediu permissão à Ministra

Damares para que pudesse resumir o trabalho da Instituição com suas palavras, afirmando que “os anjos deste Instituto vestem jaleco”.

Na sequência, o Gerente Geral de Assistência do ICDF, Dr. André Watanabe, apresentou um panorama geral da situação do programa de transplantes do hospital, que, hoje, é o único centro multitransplantador na região centro-oeste do País. No Distrito Federal, somente o ICDF realiza transplante de medula óssea em adultos e transplantes cardíacos em adultos e crianças pelo Sistema Único de Saúde - SUS.

Em 12 anos, o ICDF já realizou mais de 1.800 transplantes de órgãos, com ótimas taxas de sobrevida dos pacientes. Atualmente, está entre os cinco hospitais do Brasil que chegaram à marca de 300 transplantes cardíacos realizados.

O coordenador de cardiopediatria, Dr. Jorge Afiune, também fez uma breve explanação, ressaltando que o ICDF é referência em cardiologia pediátrica há quase duas décadas. A instituição faz, por ano, cerca de 220 cirurgias, 3.000 consultas ambulatoriais de cardiologia pediátrica, 140 cateterismos cardíacos pediátricos e tem equipe multidisciplinar especializada em cardiopatias congênitas de média e alta complexidade. O médico lembrou a importância do tratamento das cardiopatias congênitas, justamente um assunto que a Ministra vem trabalhando nos últimos dias, em virtude da campanha de sua Pasta, alusiva ao Dia da Cardiopatia Congênita -12 de junho, ressaltando a importância do diagnóstico precoce e do tratamento da doença.

Ainda no evento, o hematologista, Dr. André Domingues, que é o coordenador da Unidade de Transplantes de Medula Óssea do Instituto, contou sobre a importância desse trabalho e a retomada nos atendimentos dos procedimentos do tipo autólogo, reiniciados em março deste ano. Nesse período, já foram realizados 4 transplantes. O médico destacou que o Instituo trabalha pela reabertura de mais 5 leitos, possibilitando assim, o mais breve possível, retomar também os procedimentos do tipo alogênico, suspensos desde março 2020.

Damares visitou a Unidade de Transplante de Medula Óssea do ICDF Pietro Albuquerque, conheceu a equipe da unidade e a excelente estrutura que possibilitará ampliar os atendimentos da população usuária do Sistema Único de Saúde no DF e região.

Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação - ICDF
imprensa@icdf.org.br
61. 3403-5496

Compartilhe