Transparência
ICDF CHEGA NA MARCA DOS 300 TRANSPLANTES DE CORAÇÃO

ICDF CHEGA NA MARCA DOS 300 TRANSPLANTES DE CORAÇÃO

O ICDF chega na marca dos 300 transplantes de coração mesclando sentimentos que vão do orgulho a felicidade, permeados pela certeza de que vale a pena continuar trabalhando para salvar ainda mais vidas.

Na tarde de hoje, uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB), aterrissou em Brasília (DF), vindo do Rio de Janeiro (RJ), com um bem precioso: um coração compatível com o paciente Eric de Humberto de Moraes.

O paciente, de 44 anos, é de Uberlândia (MG), tem miocardiopatia isquêmica e foi listado para Transplante desde julho de 2018. Eric já tinha sido chamado nove vezes para oferta, mas o órgão não era viável. Hoje a história foi diferente. Nessa 10º convocação, a resposta foi positiva. O prodecimento durou  cerca de 7 horas e o paciente segue em internação de cuidados intensivos sem previsão de alta hospitalar. 

Eric ganhou um novo coração, uma nova oportunidade de vida e o ICDF comemora o marco de 300 transplantes realizados na Instituição. Marco este, que somente outros quatro hospitais no Brasil bateram.

*O ICDF*

Único Hospital do Distrito Federal a realizar transplantes cardíacos em adultos e crianças pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o ICDF é pioneiro na captação de órgãos em outros Estados. Em 2010, iniciou um projeto de captação a distância, ampliando, assim, a oferta de órgãos e, consequentemente, a oportunidade de aumentar o número de cirurgias e a salvar mais vidas.  

Desde então, com o aumento do número de transplantes no ICDF, a Instituição tornou-se referência, passou receber e encaminhar pacientes com indicação para transplante cardíacos de todo o Brasil. E assim é feito até hoje.

Por isso, hoje, 29 de maio, quando realiza o transplante do Eric, o Instituto comemora uma trajetória de sucesso, baseada em muito trabalho, pesquisa, estudo, empatia e carinho. História essa que valoriza as 300 vidas conquistadas, que, na verdade, representam muitas outras, pois são replicadas por cada familiar de um paciente ou doador, por suas histórias e por tudo que ainda irão viver.

Hoje, o ICDF, além de realizar cirurgias de alta complexidade e transplantes, é também um centro nacional de capacitação. Possui um programa especializado em Insuficiência cardíaca com equipe médica especializada, equipamentos de ponta, e estrutura para atender os pacientes com qualidade e agilidade necessária.

 O Hospital é o único centro especializado no DF para implante de assistência ventricular, conhecido como coração artificial, o que só é possível por ser o único centro habilitado para transplante cardíaco, pois, esse tipo de procedimento deve ser realizado, preferencialmente, em hospitais transplantadores.

O ICDF trabalha com um Programa de Transplante Cardíaco que é composto por uma equipe multidisciplinar, entre cirurgiões, perfusionistas, cardiologistas, psicólogos, enfermeiros, assistentes sociais, fisioterapeutas, nutricionistas e dentista. Este grupo vem atuando junto em prol de um mesmo ideal: auxiliar e orientar os pacientes e seus familiares com excelência.

Somado a tudo isso, o Instituto trabalha com base no tratamento humanizado onde o acolhimento, o carinho e a empatia fazem toda diferença, mantendo-se firme no seu propósito maior que é salvar vidas!

Compartilhe