Transparência
ICDF consolida-se como referência em transplantes no DF

ICDF consolida-se como referência em transplantes no DF

O Instituto de Cardiologia do DF é hoje a o único centro transplantador do DF credenciado a realizar seis modalidades de transplantes: coração, fígado, rim, córnea, pulmão e medula óssea. A instituição, que já zerou a fila por espera de coração no DF em 2012, foi recordista nesse tipo de procedimento em 2013 e tem ajudado o DF a superar as metas também nos transplantes de outros órgãos, como fígado, por exemplo.

Os números de 2013 já apontam um crescimento, foram 99 procedimentos realizados, sendo 29 transplantes de coração, 48 transplantes de fígado, 15 transplantes de rim, 02 transplantes de pulmão, 02 transplantes de córnea e 03 transplantes de medula óssea. Se comparado ao ano anterior (2012), é possível notar mais claramente o crescimento, pois a instituição realizou 52 no total, sendo 18 transplantes de coração e 34 transplantes de fígado.

O crescimento se deve ao credenciamento da instituição para realizar outras modalidades de transplantes, a divulgação do ICDF como unidade multitransplantadora e  a melhoria da notificação de morte encefálica e captação de órgão realizada pela CNCDO-DF.

O ICDF une forças à Secretaria de Saúde do DF e ao Ministério de Saúde para diminuir o tempo pela espera de órgão no DF e outros estado e trabalha em prol dos transplantes divulgando e conscientizando a população para a importância da doação de órgão. Por isso, o ICDF aparece como parceiro do governo no projeto de construção do Hospital dos Transplantes de Brasília, um hospital com disponibilidade de 100 leitos para atender exclusivamente pacientes que precisam de transplantes de órgãos. 

Hoje, a unidade de transplantes do ICDF atende pacientes com indicação médica para transplantes de coração, fígado, rim, córnea, pulmão e medula óssea. Para isso, o paciente ou familiar deve agendar uma consulta, pelo telefone (61) 3403-5485 das 8h às 17h, ou através do correio eletrônico: transplanteicdf@icdf.org.br. Informe-se!

Compartilhe