Transparência
Que tal ajudar alguém hoje?

Que tal ajudar alguém hoje?

Nesse momento, milhares de pessoas em todo o Brasil esperam por uma doação. O sangue é um tecido vivo que circula pelo corpo e é essencial à vida. Todos os dias acontecem centenas de acidentes, cirurgias e queimaduras violentas que exigem transfusão, assim como os portadores de hemofilia, leucemia e anemias. Além disso, doar sangue é um ato simples, tranquilo e seguro que não provoca risco ou prejuízo à saúde. Se cada pessoa saudável doasse sangue espontaneamente pelo menos duas vezes ao ano, os Hemocentros teriam Hemocomponentes suficiente para atender toda população. O sangue não tem substituto. Por isso a doação espontânea e periódica é fundamental.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) o ideal de doadores para um país é de 3,5% a 5% de sua população. No Brasil esse número é preocupante, pois não chega a 2%. Esta quantidade, ainda sofre uma queda alarmante durante o inverno e as férias, períodos em quem os hemocentros são praticamente obrigados a operar com menos que o mínimo necessário. Ainda, complementando alguns dados estatísticos, o Ministério da Saúde divulga que os homens são responsáveis por mais de 70% das doações no Brasil e os jovens de 18 a 29 anos, correspondem a 50% dos doadores.

 

Lembre-se:

·         Sangue não se fabrica artificialmente;

·         O sangue doado não ultrapassa 10% do volume em circulação no corpo;

·         A quantidade doada é reposta rapidamente;

·         Você só doa novamente se quiser. A doação de sangue não vicia;

 Requisitos para doação:

·         Gozar de boa saúde (avaliação médica no Hemocentro);

·         Estar alimentado (Clique aqui e verifique alimentação necessária),

·         Não estar em uso de medicamentos;

·         Ter entre 16 a 69 anos de idade (16 e 17 anos, mediante consentimento formal do responsável legal). (Clique aqui e verifique o formulário de Autorização)

·         Pesar acima de 50 quilos (descontar o vestuário);

·    Apresentar documento oficial com foto, em bom estado de conservação e dentro do prazo de validade. Os documentos aceitos são: carteira de identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista, carteira nacional de habilitação, passaporte, carteira profissional emitida por classe ou carteira do doador da FHB. Não serão aceitos crachás funcionais e carteiras estudantis;

·         Ter dormido pelo menos 06 horas, com qualidade, na noite anterior à doação,

·         Não praticar exercícios físicos nas 12 horas anteriores à doação;

·         Não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação;

·         Não ter se submetido à endoscopia há 6 meses;

·         Não ter feito tatuagem, piercing ou maquiagem definitiva há 12 meses;

·         Evitar fumar 02 horas antes da doação.

O candidato à doação deve ser sincero ao responder as perguntas que lhes são feitas, não omitindo informações importantes, pois disso depende a segurança do doador e do receptor.

O ICDF é uma instituição que preza o bem estar dos seus pacientes e funcionários. Com base nisso, incentivamos a doação desse tecido, que é de extrema importância para preservar a saúde de inúmeras pessoas no Brasil e no mundo.

A doação pode ser realizada de segunda a sábado, das 7h às 18h,  na Fundação Hemocentro de Brasília localizada no Setor Médico Hospitalar Norte, Quadra 03, conjunto A, Bloco 03 - Asa Norte. Para mais informações entre em contato através do telefone (61) 3327 – 4424 ou 160 (opção 2).

Uma única doação de sangue pode salvar várias vidas. Doar sangue é uma atitude necessária, de solidariedade, cidadania e amor. O ICDFconta com você!

Compartilhe