Transparência
ICDF recebe novos equipamentos

ICDF recebe novos equipamentos

O Governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, o Senador da República, Valdir Raupp, o Secretário Interino da Saúde, Elias Fernando Miziara e representando o Ministro da Saúde, Cleusa Bernardo, estiveram presentes no Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (ICDF) na manhã desta quarta-feira (15/01) para realizar uma visita ao hospital. Além da visita nas obras, houve a entrega oficial de novos equipamentos hospitalares, como tomógrafo computadorizado (com 160 canais), dois ecocardiógrafos (sendo um deles tridimensional), atualização da ressonância magnética e instalação de três novos elevadores com capacidade para transporte de maca, que foram adquiridos por meio do Fundo Nacional de Saúde e destinados à Instituição por intermédio de Emendas Parlamentares.

Os parlamentares que indicaram emendas beneficiando o ICDF para compra dos equipamentos foram os Senadores: Mozarildo Cavalcanti, Renan Calheiros, Tião Viana, Valdir Raupp, Augusto Botelho, Sérgio de Oliveira Cunha, Fátima Cleide, Gilberto Goellner e os Deputados Federais: Sérgio Guerra, Márcio Junqueira, Sebastião Bala Rocha e Darcísio Perondi.

A comitiva visitou as obras de ampliação no 3º andar da instituição, onde será inaugurado em março deste ano de 2014 a Unidade de Transplantes de Medula Óssea, com 12 leitos de hospital dia (serviços de internação parcial) e 27 leitos de enfermaria para atendimento de pacientes de todo país que estão em fila de espera para realizar esse tipo de procedimento. Segundo o superintendente do ICDF, Dr. João Gabbardo, essa nova estrutura pretende atender o máximo de pacientes com indicação para esse procedimento, que já têm o seu doador identificado e estão aguardando, apenas, um leito para realizá-lo.

A instituição foi credenciada para transplante de medula no segundo semestre de 2013 e fechou o ano com 3 procedimentos realizados. Com a inauguração do novo espaço e contratação de novos profissionais especializados, há expectativa de que até o fim do ano sejam realizados aproximadamente 45 procedimentos desse tipo.

O Ministro da Saúde, representado pela Diretora de Certificação e Departamento de Entidades Beneficentes de Assistência Social e Saúde, Cleusa Bernardo, foi homenageado pelo ICDF com uma placa com os dizeres: "o Instituto de Cardiologia do Distrito Federal honrosamente agradece o excelentíssimo Senhor Ministro da Saúde, Alexandre Rocha dos Santos Padilha, pelo o apoio e reconhecimento das atividades do Instituto durante a sua gestão". Durante a entrega da homenagem, Cleusa Bernardo afirmou que o Ministério da Saúde tem uma grande tranquilidade com a existência do Instituto de Cardiologia do DF, porque sabe que a instituição sempre estará disponível para receber os pacientes, e sempre com o melhor atendimento. Segundo a diretora, é uma honra ter uma instituição desse porte e com essa qualidade em prestação de serviço. "É assim que a gente trabalha com o Instituto e é assim que gostaríamos de trabalhar com o resto do nosso país. O atendimento e acolhimento presentes aqui é o que queremos levar para os pacientes de outras regiões", completa.

O Senador da República, Raupp, em seu discurso, destacou que o Congresso tem discutido a questão da saúde no país e que diversas emendas Parlamentares estão sendo destinadas para a área neste ano, e afirmou que o "Congresso está totalmente disponível para apoiar esse tipo de serviço".

O ICDF também recebeu elogios e agradecimentos do Governador Agnelo Queiroz, ao destacar que a Instituição cumpre todos os critérios necessários de atendimento e que realiza um processo humanizado e de qualidade.

O governador comemorou junto com a instituição a entrega dos novos equipamentos que serão usados para um diagnóstico mais eficaz de doenças e apontou a ampliação da sede do ICDF com criação da Unidade de Transplante de Medula Óssea como um marco, porque será um dos maiores centros dessa especialidade do País. "Nós somos campeões em transplante de coração e todos eles foram feitos aqui, através do SUS", disse Agnelo. Ele lembrou ainda da parceria que o ICDF estabeleceu com a Universidade Católica de Brasília (UCB) para a criação de uma nova unidade do ICDF em Taguatinga - DF e a construção do Hospital de Transplantes no DF. E são essas parcerias e ampliações que irão favorecer o atendimento à população do DF e Entorno.

 

 

Mais informações para a imprensa:

Narla Bianca Lima

Assessoria de Comunicação do ICDF

imprensa@icdf.org.br

(61)3403-5496

Compartilhe