Transparência
ICDF inaugura Unidade de referência para transplante de medula óssea

ICDF inaugura Unidade de referência para transplante de medula óssea

Os pacientes com indicação para o transplante de medula óssea do DF e do Brasil terão, a partir de 18 de junho, um serviço exclusivo para atendimento no Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (ICDF). A instituição irá inaugurar uma unidade que será referência para transplante de medula óssea (TMO) com 27 leitos de internação,12 leitos de hospital dia (serviços de internação parcial),consultório, coleta de células-tronco e sala de apoio aos acompanhantes, possibilitando um atendimento privativo, seguro e especialmente destinado ao tratamento desses pacientes.

Participarão da inauguração o Ministro da Saúde, Arthur Chioro, o Governador do DF, Agnelo Queiroz, o Secretário de Saúde do DF, Elias Miziara, entre outras autoridades. Durante a cerimonia o Deputado Federal Beto Albuquerque será homenageado, com o nome da unidade: "UnidadePietro Albuquerque", lembrando a história de seu filho e a luta do deputado em prol da conscientização e ampliação de atendimentos a pacientes que necessitam desse procedimento.

Desde que passou a funcionar em 2013, a unidade de TMO do ICDF já realizou 17 transplantes de medula óssea, todos autólogos (as células transplantadas são do próprio paciente). Com a inauguração do novo espaço, a previsão é que inicie também os atendimentos de pacientes para o transplante halogênico (são quando as células transplantadas são de um doador, que pode ser um irmão ou irmã do paciente com composição genética similar, ou o doador não aparentado, mas sendo geneticamente semelhante). 

O Brasil possui hoje o terceiro maior banco de doadores de medula óssea do mundo, são poucos mais de dois milhões de doadores cadastrados, e mesmo com esse volume, ainda é um desafio à doação, pois existem poucos doadores compatíveis. Poucos hospitais no Brasil têm esta licença para o transplante não aparentado, devido às complexidades envolvidas no processo do transplante. Por isso, a inauguração da nova unidade é uma excelente notícia, pois aumenta ainda mais a probabilidade de se encontrar um doador compatível.

A nova estrutura pretende atender o máximo de pacientes com indicação para esse procedimento que já têm o seu doador identificado e estão aguardando, apenas, um leito para realizá-lo. Atualmente o ICDF realiza somente um tipo de transplante, com a medula do próprio paciente. A ampliação permitirá realizar o transplante halogênico e diminuir a fila por espera desse tipo de procedimento no DF e outras regiões, assim oICDF espera realizar até o fim do ano 45 procedimentos na nova unidade. 

História de Pietro Albuquerque

Pietro Albuquerque, vítima de leucemia mielóide aguda, faleceu poucos dias antes de completar seus 20 anos, e ficou marcado na história com uma homenagem da Câmara Federal que reconheceu sua luta pela vida ao aprovar a "Lei Pietro".
         A lei designa de 14 a 21 de dezembro a "Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea". Como o transplante é a única chance de cura, a lei transformou a dor em esperança para milhares de pessoas na mesma situação.
         O plenário aprovou o texto em 04 de fevereiro de 2009, poucas horas depois do falecimento de Pietro. E, no dia 22 de abril de 2009, o presidente Luís Inácio Lula da Silva sancionou a Lei 11.930, que tem como objetivo o esclarecimento e a mobilização do doador voluntário, cuja compatibilidade sanguínea permite ser doador de medula óssea, em vida, sem prejuízo a sua saúde.

 

Serviço:

Inauguração da Unidade de Transplante de Medula Óssea do ICDF

Data:18 de junho de 2014

Horário: 10h30

Local:Sede do Instituto de Cardiologia do DF- Cruzeiro Novo

 

Mais informações para a imprensa:

Assessoria de Imprensa do ICDF

(61)3403-5496 ou (61)9197-1565

imprensa@icdf.org.br

Compartilhe