Transparência
Unidade de TMO é inaugurada no ICDF

Unidade de TMO é inaugurada no ICDF

O Instituto de Cardiologia do Distrito Federal realizou na manhã desta quarta-feira (18) uma cerimônia de inauguração da maior ala de transplante de medula óssea do país. A nova Unidade carrega o nome de Pietro Albuquerque, assim como a Lei Pietro, que institui a semana de mobilização nacional para a doação de medula óssea.

A celebração da cerimônia de abertura e apresentação da nova ala contou com a presença do Ministro da Saúde, Arthur Chioro, do Secretário de Saúde do DF, Elias Miziara, do Deputado Federal, Beto Albuquerque, do Superintendente do ICDF, João Gabbardo e do Governador do DF, Agnelo Queiroz, que falou a respeito de o Distrito Federal ter se tornado referência nacional em transplantes, diminuindo assim a fila de espera. Agnelo reforçou também a importância de dar andamento à construção de um hospital totalmente voltado para transplantes no DF, ampliando ainda mais o número de atendimentos para todas as modalidades de transplante. “Essa é mais uma conquista extraordinária e, em breve, mais um hospital exclusivo para transplante será construído”, disse.

O hospital já realizou 17 transplantes autólogos (quando as células colhidas são do próprio paciente) desde que foi credenciado, em 2013. Um andar inteiro direcionado exclusivamente para o TMO elevará em até três vezes o número de transplantes, ainda mais com a autorização do segundo credenciamento, que corresponde ao transplante halogênico (quando as células são doadas por outra pessoa, seja ela aparentada ou não-aparentada). Segundo o Superintendente do ICDF, João Gabbardo, existe uma carência de leitos de TMO no país, principalmente por causa do custo elevado de todos os equipamentos e profissionais, além de outras especificações complexas que essa habilitação exige.

O Ministro da Saúde, Arthur Chioro, explicou em seu pronunciamento que a dificuldade encontrada na criação ou habilitação de um novo centro está também relacionada à qualificação dos profissionais para lidar com aparatos tecnológicos, pois esse procedimento exige equipe ativa e devidamente experiente e qualificada. O Ministro esclareceu também o aumento significante nos centros de transplantes e de hospitais credenciados para o transplante de medula óssea. Em 2004, por exemplo, existiam somente três centros. Hoje, é possível contar com 74 centros credenciados, deles, 48 para transplante halogênico aparentado e 26 para não aparentado. Segundo Chioro, o ICDF irá receber qualquer tipo de apoio do Sistema Único de Saúde para que a nova ala se mantenha em funcionamento. "Vale a pena participar deste momento. Um momento que salva vidas", finalizou.

Beto Albuquerque, Deputado Federal e pai do falecido Pietro, agradeceu a presença e atenção de todos que estão diretamente envolvidos com a criação da nova unidade. Comentou sobre a dificuldade que ele passou, enquanto Pietro (homenageado) ainda estava vivo e fez um apelo, assim como lutou pela Lei Pietro, relacionado à semana de mobilização à doação de medula óssea no Brasil. Emocionado, o Deputado falou que não há nada mais gratificante do que essa inauguração. “Para mim, no momento, não tem nada mais importante do que a inauguração da unidade de TMO, mesmo com um evento tão importante como a copa do mundo no Brasil", disse.

Após os discursos, todos os convidados foram direcionados à nova unidade, localizada no 3º andar do ICDF, onde realizaram, de fato, a inauguração da ala com descerramento da placa, que contém o nome de Unidade de Transplante de Medula Óssea Pietro Albuquerque.

 

Mais informações para a imprensa:
Narla Bianca Lima
Assessoria de Imprensa do ICDF
(61)3403-5496 ou (61)9197-1565
imprensa@icdf.org.br

Compartilhe