Transparência
ICDF realiza implante de ventrículo artificial

ICDF realiza implante de ventrículo artificial

O Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (ICDF) informa que na última segunda-feira (18/08) realizou com êxito um procedimento cirúrgico de implante de ventrículo artificial em paciente listado para transplante cardíaco, que estava em estado gravíssimo com alto risco de morte. Este foi o segundo paciente a ser submetido a este tratamento no Distrito Federal. O primeiro foi realizado em 2008 pela mesma equipe.

A insuficiência cardíaca afeta milhões de pessoas em todo o mundo. O tratamento indicado das formas mais graves é o transplante cardíaco. Entretanto, alguns pacientes não têm a opção deste tratamento pela escassez de doadores de órgãos, por contraindicações ao transplante e por estarem em situação clínica grave dependentes de cuidados intensivos com alto risco de vida. Nesta última situação, o implante de coração artificial é o tratamento mais indicado, a fim de promover melhora clínica do paciente e assim permitir que o transplante cardíaco seja efetuado em melhores condições. Infelizmente, este procedimento é infrequente no Brasil devido à necessidade de estrutura hospitalar de alta complexidade e equipe altamente especializada, além de problemas de financiamento, visto que esse procedimento não oferece cobertura por convênios.

O procedimento teve duração de 5 horas, transcorreu sem problemas e o paciente está em estado estável, respira espontaneamente e deve permanecer internado em UTI até a realização do transplante. O implante foi autorizado previamente pela Secretaria de Saúde do DF, pois o paciente é usuário Sistema Único de Saúde (SUS).

J. E. (64) está internado desde o dia 19 de maio e há 3 meses está listado como prioridade nacional para transplante de coração. Devido à gravidade do quadro de saúde, ele teve de ser submetido ao implante, pois o risco de óbito era iminente. Desta forma, ele resistirá à espera pela doação de um órgão compatível para transplante.

 

Mais informações para a imprensa:
Narla Bianca Lima
Assessoria de Imprensa do ICDF
(61)3403-5496 ou (61)9129-6319
imprensa@icdf.org.br

Compartilhe