Transparência
ICTDF destaca saúde do homem com ações entre os colaboradores

ICTDF destaca saúde do homem com ações entre os colaboradores

Laços azuis estão sendo distribuídos para lembrar Novembro Azul

Essa semana os colaboradores do Instituto de Cardiologia e Transplantes do Distrito Federal (ICTDF) estão sendo alertados pelos técnicos do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt) sobre o Novembro Azul, mês que faz alusão ao cuidado com a saúde do homem e a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata.

De acordo com a gerente geral de Administração do ICTDF, Lorene Rocha, a abordagem do tema é fundamental para que os colaboradores estejam conscientes e também levem a informação para seus círculos fora do Instituto.

“Infelizmente, sabemos que muitos tabus ainda envolvem os debates sobre saúde do homem. Contudo, como uma instituição que é referência em prestação de serviços, precisamos primar pelo bem-estar tanto de nosso público interno, quanto do externo. Por isso, essas ações são importantes”, enfatiza.

 

NOVEMBRO AZUL - Novembro Azul é o nome dado ao movimento internacional criado para a conscientização do câncer de próstata e alertar os homens da importância do diagnóstico precoce. Criado em 2003, o mês de novembro foi escolhido, por causa do dia 17 de novembro que é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.

 

CÂNCER DE PRÓSTATA - O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima que 65,8 mil homens devem ser diagnosticados com câncer de próstata neste ano no Brasil. A doença ocupa a primeira posição no Brasil e atinge principalmente, homens a partir dos 45 anos.

Outro tipo de câncer considerado raro é o tumor de pênis que atinge homens a partir dos 50 anos, embora possa atingir os mais jovens também. Esta doença representa 2% de todos os tipos de cânceres que atingem o homem. O Atlas de Mortalidade por Câncer registrou em 2018, 458 casos no país.

O câncer da boca (também conhecido como câncer de lábio e cavidade oral) é um tumor maligno que afeta lábios, estruturas da boca, como gengivas, bochechas, céu da boca, língua (principalmente as bordas) e a região embaixo da língua. É mais comum em homens acima dos 40 anos, e a maioria dos casos são diagnosticados em estágios avançados. O Inca estima que dos 15.190 novos casos registrados, 11.180 deverão atingir homens.

O tabagismo e a exposição passiva ao tabaco são importantes fatores de risco para o desenvolvimento de câncer de pulmão, que segundo o Inca, dos 30.200 casos registrados, 17.760 são homens.

Compartilhe