ICTDF destaca saúde do homem com ações entre os colaboradores
Laços azuis estão sendo distribuídos para lembrar Novembro Azul
Essa semana os colaboradores do Instituto de Cardiologia e Transplantes do Distrito Federal (ICTDF) estão sendo alertados pelos técnicos do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt) sobre o Novembro Azul, mês que faz alusão ao cuidado com a saúde do homem e a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata.
De acordo com a gerente geral de Administração do ICTDF, Lorene Rocha, a abordagem do tema é fundamental para que os colaboradores estejam conscientes e também levem a informação para seus círculos fora do Instituto.
“Infelizmente, sabemos que muitos tabus ainda envolvem os debates sobre saúde do homem. Contudo, como uma instituição que é referência em prestação de serviços, precisamos primar pelo bem-estar tanto de nosso público interno, quanto do externo. Por isso, essas ações são importantes”, enfatiza.
NOVEMBRO AZUL - Novembro Azul é o nome dado ao movimento internacional criado para a conscientização do câncer de próstata e alertar os homens da importância do diagnóstico precoce. Criado em 2003, o mês de novembro foi escolhido, por causa do dia 17 de novembro que é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.
CÂNCER DE PRÓSTATA - O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima que 65,8 mil homens devem ser diagnosticados com câncer de próstata neste ano no Brasil. A doença ocupa a primeira posição no Brasil e atinge principalmente, homens a partir dos 45 anos.
Outro tipo de câncer considerado raro é o tumor de pênis que atinge homens a partir dos 50 anos, embora possa atingir os mais jovens também. Esta doença representa 2% de todos os tipos de cânceres que atingem o homem. O Atlas de Mortalidade por Câncer registrou em 2018, 458 casos no país.
O câncer da boca (também conhecido como câncer de lábio e cavidade oral) é um tumor maligno que afeta lábios, estruturas da boca, como gengivas, bochechas, céu da boca, língua (principalmente as bordas) e a região embaixo da língua. É mais comum em homens acima dos 40 anos, e a maioria dos casos são diagnosticados em estágios avançados. O Inca estima que dos 15.190 novos casos registrados, 11.180 deverão atingir homens.
O tabagismo e a exposição passiva ao tabaco são importantes fatores de risco para o desenvolvimento de câncer de pulmão, que segundo o Inca, dos 30.200 casos registrados, 17.760 são homens.