Transparência
Pacientes do ICTDF recebem transplantes de coração e fígado

Pacientes do ICTDF recebem transplantes de coração e fígado

No primeiro dia com os transplantes incluídos no nome da instituição, dois pacientes são contemplados com órgãos

 

Esta quinta-feira, 04, foi marcada pela captação e transplante de órgãos em dois pacientes do Instituto de Cardiologia e Transplantes do Distrito Federal (ICTDF).

Cerca de dez profissionais do Instituto foram mobilizados para os procedimentos que possibilitarão que os transplantados tenham uma nova vida.

Com apoio de duas aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB), e, posteriormente, do Corpo de Bombeiros com o helicóptero, os médicos Tatiane Sampaio e Luiz Gustavo Guedes Dias, além da enfermeira Maria Regina Aires e técnica em enfermagem, Taires Delmondes, foram até o Mato Grosso do Sul (MS) captar um coração e um fígado.

O coração foi direcionado para uma paciente portadora de miocardiopatia chagásica. Atualmente com 53 anos, ela convive com o diagnóstico desde os 30 anos de idade. Após várias internações hospitalares por descompensação a cabeleireira autônoma, residente do Gama, foi contemplada com o órgão depois de 17 dias de espera na fila.

Pelo fígado, o paciente de 66 anos trabalhador da construção civil, esperou apenas 12 horas na lista em que precisou entrar após diagnóstico de cirrose no ano passado.

Para a supervisora da Unidade de Transplantes do ICTDF, Carolina Couto, o transplante é fruto da atitude altruísta da família na autorização da doação dos órgãos e do esforço conjunto junto a Central Estadual de Transplantes e a Central Nacional de Transplantes.

“Sabemos bem que a decisão não é fácil, principalmente por ser um momento dolorido para a família do doador. Contudo, acreditamos que esse ato de solidariedade é grandemente recompensado pela possibilidade de uma vida salva, por isso, trabalhamos diariamente para que as pessoas que tenham possibilidade de recuperação através do transplante sejam contempladas pelos órgãos dos quais necessitam”, apontou Carolina.

A superintendente do ICTDF, Valda César, salientou a importância do trabalho em rede para possibilitar um atendimento ágil e eficaz de quem aguarda na fila pelo transplante.

“A partir do momento que decidimos destacar a área de transplantes na nova configuração do Instituto, estávamos convictos de que é um setor em que o atendimento vai além de nossos muros. Por isso, consideramos uma grande honra contar, não só com profissionais tão qualificados como são os que temos em nossa equipe, mas, também, com o trabalho da FAB, Corpo de Bombeiros, Central de Transplantes e instituições de outros Estados que nos recebem para os procedimentos”, acentuou.

CORAÇÃO EM DOSE DUPLA – Além dos transplantes de coração e fígado com órgãos provenientes do MS, outro paciente recebeu um coração nesta quinta-feira. Trata-se de um homem, natural de Minas Gerais que reside em Samambaia. O paciente foi diagnosticado em 2016 com miocardiopatia dilatada de etiologia a esclarecer e foi incluído na fila de transplantes em 18 de maio deste ano. O órgão recebido por ele é de paciente que estava internado no próprio ICTDF e foi a óbito.

Atualmente, o Instituto de Cardiologia e Transplante soma 310 transplantes cardíacos realizados desde 2007, sendo 19 só este ano. Na área hepática, são 55 em 2021 e 574 no total, desde que o procedimento começou a ser feito em 2012.

Compartilhe