Transparência
No dia Mundial do Coração, ICDF soma mais de 9 mil cirurgias cardíacas realizadas

No dia Mundial do Coração, ICDF soma mais de 9 mil cirurgias cardíacas realizadas

Das 9.188 cirurgias feitas desde 2009, 23% são procedimentos pediátricos

Hoje é Dia Mundial do Coração. E o Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (ICDF) tem em sua história números bastante expressivos. Como referência em cardiologia de alta complexidade no Centro-Oeste, desde sua criação em 2009, são 9.188 cirurgias cardiovasculares realizadas. Desse total, 23% dos procedimentos foram feitos em crianças. Por mês, o ICDF realiza cerca de 60 cirurgias cardiovasculares em pacientes adultos e pediátricos. Os transplantes cardíacos são 305 até o momento e os procedimentos de implantação de marcapasso, angioplastia e cateterismo já somam 34.777.

O cirurgião cardiovascular do ICDF, Fernando Atik, destaca que entre as manifestações mais comuns em relação às doenças do coração estão o infarto do miocárdio e o acidente vascular cerebral (AVC).

“Relacionados à essas doenças temos elevada taxa de mortalidade e elevados custos para o sistema de saúde em geral”, destaca.

O médico salienta que é importante que as pessoas se atentem para os fatores de risco, pois a forma mais adequada de evitar os problemas cardíacos é através de prevenção cardiovascular.

“Isso envolve o controle da pressão arterial e níveis de colesterol, evitar tabagismo, praticar atividades físicas e atenção à diabetes. Além disso, evitar estresse e consultar com cardiologista regulamente para identificar e tratar os problemas são maneiras eficazes de se manter a saúde do coração em dia”, explica Fernando.

A paciente Elaine Gomes, descobriu em 2004 diagnóstico de doença de Chagas, que afeta diretamente o coração. Então com 27 anos, já tinha ideia da gravidade do diagnóstico pois havia perdido o pai para a doença e sua mãe lutava contra os sintomas que ela causa.

“Eu achava que tinha uma vida normal, era jovem e saudável. Então, quando soube da doença crônica, foi um baque muito grande. Como já sabia o que me esperava, fui atrás de atendimento e, ao longo do tempo, fui enfrentando os desafios”, contou.

Ela relata que, apesar de, inicialmente, assintomática, os sintomas vieram com muita força e, não lhe restou outra opção a não ser esperar por um transplante.

“Após 11 anos de batalhas, acabei fazendo o transplante e hoje luto pela causa e também alertando as pessoas para que cuidem de sua saúde”, destaca Elaine que tem desenvolvido ações através de sua rede social @soutransplantada e incentiva os cuidados com o coração.

COMO PREVENIR OS PROBLEMAS CARDÍACOS - Tabagismo, hipertensão arterial, diabetes, colesterol e sedentarismo são fatores que colocam em risco a saúde do corpo, principalmente a do coração. Praticar exercícios regularmente melhora a saúde física e mental e diminui as chances de doenças cardíacas. Além disso, ameniza os sintomas da depressão e reduz os níveis de ansiedade. 

A DATA – Lembrado em todo o mundo neste 29 de setembro, o Dia do Coração busca conscientizar a população dos riscos das doenças cardíacas e dos cuidados que se deve ter para manter o coração saudável, já que, segundo dados da World Heart Federation (WHF), criadora da data, as doenças cardiovasculares matam 17,5 milhões de pessoas, todo o ano, no mundo.

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que as doenças cardiovasculares são as principais causas de morte no Brasil, onde uma pessoa morre a cada 1,5 minuto vítima de algum problema cardiovascular. São mil e cem vidas perdidas diariamente, duas vezes mais que todas as mortes decorrentes de câncer e seis vezes mais que as provocadas por todas as infecções no país, segundo a SBC (Sociedade Brasileira de Cardiologia).

De acordo com a WHF, as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte em todo o planeta. E pode ser causada por múltiplos fatores: desde tabagismo até diabetes, passando por hipertensão e obesidade, poluição do ar ou patologias menos comuns, como doença de Chagas ou amiloidose cardíaca.

Compartilhe