Transparência
Profissionais do ICDF realizam estudo em pacientes com Covid-19

Profissionais do ICDF realizam estudo em pacientes com Covid-19

O Instituto de Cardiologia é um hospital filantrópico (privado sem fins lucrativos) que tem como um dos principais pilares a geração e transmissão de novos conceitos, baseada no ensino e pesquisa.

No contexto atual, com o enfretamento da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) a instituição aprovou por meio do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) dois estudos clínicos sobre a Covid-19.

O primeiro deles tem por objetivo analisar casos de lesão cardíaca possivelmente causada pela COVID-19 ou por cardiotoxicidade, o qual é um dos efeitos adversos mais significativos do tratamento com ocorrência de dano muscular ou disfunção de eletrofisiologia do coração, pelo tratamento da doença. O estudo também busca descrever as características clínicas, laboratoriais e de imagem.

Já o outro estudo, visa analisar e caracterizar a quantidade de casos (incidência) de internação de pacientes com COVID-19 internados em UTI no ICDF e, em uso de ventilação mecânica e ECMO, bem como suas complicações, tempo de sobrevida e gravidade da disfunção pulmonar.

Ao final dos estudos, a expectativa é elaborar estratégias diagnósticas e manejo clínico precoce para pacientes com acometimento dos sistemas cardiovascular e pulmonar pela Covid-19

CONHEÇA UM POUCO DO TRABALHO DO NOSSO CENTRO DE PESQUISA CLÍNICA

Pesquisa Clinica no ICDF

O centro de pesquisa clínica da Instituição iniciou as atividades em Outubro de 2007. Presentemente, é composto por equipe multiprofissional de saúde (02 profissionais de enfermagem e 02 farmacêuticos). Até dezembro de 2012, havia mais de 450 voluntários alocados em protocolo cardiológico, vascular e neurológico em uso de produto investigacional.

Você sabia que todos os medicamentos, métodos diagnósticos e até mesmo procedimentos cirúrgicos que são usados hoje foram objeto de estudos clínicos no passado.

O que é Pesquisa Clínica?

Pesquisa Clínica (também chamado de Estudo Clínico) são pesquisas de investigação científica que contam com a participação de pacientes. Por exemplo, novos medicamentos são analisados primeiro em laboratório (testes pré-clínicos) e aqueles que forem considerados promissores passam a ser cuidadosamente estudados em pessoas através de estudos clínicos. É possível realizar pesquisas de exames diagnósticos ou procedimentos, e analisar dois ou mais medicamentos já utilizados na prática no Brasil para saber qual deles é o melhor.

Qual importância da Pesquisa Clínica?

A importância fundamental é possibilitar aos profissionais de saúde que realizem a escolha do melhor tratamento para o paciente. Nem todos os estudos resultam na aprovação de novo tratamento, visto que ele pode não funcionar como esperado ou pode ter efeitos colaterais mais graves. No entanto, até essa informação é muito útil para os pesquisadores do estudo para auxiliar na decisão do tratamento de futuros pacientes.

Compartilhe