Transparência
Três vidas reconquistadas

Três vidas reconquistadas

ICDF realiza três transplantes consecutivos, um desses é o 100º transplante de fígado realizado pela instituição.

Nesta sexta-feira (09/05), a equipe da unidade de transplantes do ICDF trabalhou duro para que três pacientes tivessem as vidas transformadas ao serem transplantados. Foram realizados um transplante cardiopediátrico, um transplante hepático e um transplante cardíaco adulto respectivamente.

Entre eles, tivemos o 100º transplante hepático realizado pelo ICDF, desde o credenciamento da instituição para realizar esse tipo de procedimento, em 2012. Isso representa um volume de cirurgias realizadas semelhante ao de centros de transplante hepático com muitos anos de experiência. Outro aspecto que destaca o trabalho realizado é a alta taxa de sobrevida e qualidade de vida dos pacientes submetidos ao transplante de fígado, se comparada a outros centros é possível notar o crescimento e qualidade do trabalho realizada pela equipe de transplantes do ICDF.

Além disso, no mesmo dia a equipe realizou mais dois transplantes cardíacos, o que comprova dados divulgados pelo Ministério da Saúde-MS, segundo o qual o Brasil, nos últimos anos avançou mais em transplantes de maior complexidade como o cardíaco. Ainda segundo dados da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos – ABTO, o transplante cardíaco aumentou 3,3%, o que é importante, pois ocorreu mesmo com a diminuição do número de doadores. E apenas o Distrito Federal (7,8 por milhão de habitantes) apresentou taxa superior a cinco transplantes por milhão de habitantes. Um reconhecimento ao serviço oferecido pelo ICDF que é o único centro de transplantes cardíacos do DF.

Os pacientes transplantados: uma criança, sexo feminino, 13 anos (transplante pediátrico); uma mulher, 61 anos (transplante cardíaco adulto) e outra de 46 anos (transplante hepático) recuperam-se bem em UTI.

Vale ressaltar que hoje o Instituto de Cardiologia do DF é o único centro multitransplantador do DF, pois está credenciado para realizar seis modalidades de transplantes: coração, fígado, rim, córnea, pulmão e medula óssea. A instituição, que já zerou a fila por espera de coração no DF em 2012, foi recordista nesse tipo de procedimento em 2013, além disso, o instituto tem ajudado o DF a superar as metas também nos transplantes de outros órgãos, como fígado, por exemplo.

Mais informações para a imprensa:

 

Anna Virgínia Souza

Assessoria de Comunicação do ICDF

imprensa@icdf.org.br

(61)3403-5596

Compartilhe