Transparência
UMA INSTITUIÇÃO COM GRANDES POSSIBILIDADES AFIRMOU SECRETÁRIA EM VISITA AO ICDF

UMA INSTITUIÇÃO COM GRANDES POSSIBILIDADES AFIRMOU SECRETÁRIA EM VISITA AO ICDF

Brasília, 30/06/2021 -  “Ao visitar o ICDF, percebemos como são grandes as possibilidades de ampliação da assistência de saúde cardiopediátrica para o Distrito Federal (DF) e para o Brasil, com uma visão humanizada e diferenciada”. Com essas palavras, a Secretária Adjunta de Assistência à Saúde do DF, Raquel Bevilaqua, encerrou a sua visita ao Instituto de Cardiologia do Distrito Federal, na última quarta-feira, 30.

A Secretária esteve no Hospital para conhecer as obras de ampliação da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica e a Unidade de Transplante de Medula Óssea.

Hoje, a UTI Pediátrica do ICDF possui 8 leitos de UTI Pediátrica e 2 leitos de UTI Neonatal. A unidade trabalha com 100% de sua capacidade, realizando, em média, cerca de 17 cirurgias cardíacas pediátricas/neonatais por mês, mais de 95% delas acolhendo pacientes do SUS. O Hospital, inclusive, é o único no DF que faz cirurgias pediátricas cardíacas pela rede pública de saúde.

A ampliação da UTI Cardiopediátrica, com a oferta de mais 6 leitos, está prevista para este mês ainda.  O principal objetivo é realizar, pelo menos, mais 12 cirurgias cardíacas pediátricas e, consequentemente, diminuir a fila e o tempo de espera por esse tipo de procedimento no DF.

Também participou da visita a cardiologista Edna Maria Marques de Oliveira, Referência Técnica Distrital (RTD) da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF). “Precisamos mostrar à população o serviço de excelência que se faz aqui no ICDF”, disse a médica, destacando os procedimentos realizados pela equipe de cardiopeditaria e de cirurgia endovascular da Institiuição.

O Superintendente do ICDF, General Manoel Luiz Narvaz Pafiadache, acompanhou a visita e explicou que, somente em 2021, de janeiro a maio, o ICDF já realizou 742 cateterismos cardíacos e 148 angioplastias. “O total de procedimentos hemodinâmicos impactou diretamente na fila de espera do DF, que, hoje, está praticamente zerada”, ressaltou ele.

Ao final da visita, as médicas foram presenteadas com uma boneca de pano, confeccionada pelas costureiras do ICDF.  Símbolo de humanização e de zelo, cada criança que foi transplantada ou submetida a cirurgia cardíaca, recebe uma delas.

Trata-se de um gesto simbólico para motivar e dar um novo significado ao processo de recuperação dos pacientes, uma vez que, cada boneca, possui um zíper que representa o corte cirúrgico e, na parte de dentro, tem um coração representando a nova oportunidade de vida, após o procedimento.

“Saímos daqui emocionadas. Parabéns por esse trabalho humanizado! ”, disse a Secretária Raquel Bevilaqua.

 

Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação - ICDF
imprensa@icdf.org.br
61. 3403-5496

Compartilhe